Porquê?
Porque é que, socialmente, me sinto mais à vontade para desempenhar certas funções, tarefas ou papéis?
Porque é que sinto necessidade de corresponder a certas expectativas sociais relacionadas com o meu género?
Porque é que ser mulher ou ser homem influencia o meu comportamento social?
Porquê?
“Desafiar Estereótipos” incita-te a questionar um porquê muito particular: o porquê das imposições ou das condicionantes sociais que te são apresentadas em função do teu género.
Agora, que te estreias ou estás prestes estrear na vida adulta, serás confrontado e confrontada com um conjunto de obstáculos diretamente relacionados com o facto de seres homem ou mulher. Estes obstáculos nem sempre são fáceis de descortinar, tal é a sua subtileza e enraizamento nas normas da sociedade em que vivemos.
“Desafiar Estereótipos” explora os diversos contextos de vida, onde a discriminação em função do género acontece, nomeadamente, na Conciliação entre a vida pessoal, familiar e profissional, nos contextos de Poder e de Tomada de Decisão e em casos de Violência de Género. O seu conteúdo dá-te a oportunidade de, sozinho ou em grupo, refletir e debater sobre diversos conceitos associados ao tema da Igualdade: Estereótipos de Género, Usos do Tempo, Papéis de Género, Androcentrismo, Empoderamento, Capacitação, Assédio Sexual, entre outros.
O livro integra três histórias ficcionadas sobre a Igualdade de Género, as letras das músicas que a Ana Bacalhau compôs para o projeto, capítulos com enquadramento conceptual, exercícios, dados estatísticos e links úteis, onde poderás procurar mais informação sobre este tema.




Desafiar Estereótipos
